Você está aqui: Página Inicial / Documentário

DOCUMENTÁRIO

Entre os anos de 1979 e 1980, políticos, militares ligados às práticas de tortura e outras pessoas influentes do município de Floresta, no Sertão de Pernambuco, começaram a se beneficiar de um esquema milionário de desvio de dinheiro público que ficou conhecido como o Escândalo da Mandioca.

Eles se passavam por produtores rurais e conseguiam financiamento do Banco do Brasil para o plantio, mas nada cultivavam e ainda embolsavam o dinheiro do seguro por perda da safra. Coube ao procurador da República Pedro Jorge de Melo e Silva denunciar os envolvidos. Mas o que deveria ser mais uma atuação profissional acabou em tragédia.

Após receber várias ameaças, Pedro Jorge foi assassinado, a mando de um dos militares denunciados na fraude, quando saía de uma padaria com o pão e o leite do jantar.

O documentário é um relato da trajetória pessoal e profissional de Pedro Jorge, que morreu aos 35 anos de idade, deixando esposa e duas filhas. Familiares, amigos e colegas de profissão que conviveram com ele ou que tiveram papel decisivo para que os assassinos fossem condenados recontam essa história, enfatizando as lições que o exemplo de Pedro Jorge deixou para o Ministério Público e para a sociedade.


ASSISTA

Documentário sem legendas (41 minutos)
Documentário com legendas em português (41 minutos)